LGA.......
Seminário de geografia física.

Seminário Ibero e Latino Americano de Geografia Física

SEMINÁRIO IBERO E LATINO AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA SERÁ REALIZADO EM MANAUS EM 2012

O Evento Ibero e Latino Americano de Geografia Física será realizado em Manaus 2012, com o Tema: A Universalização do Conhecimento Geográfico e os Desafios do Mundo Contemporâneo.

Promovido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e com apoio do CNPQ de outras instituições locais. A composição dos Seminários (Latino e Ibero ), prima pela divulgação não somente pela produção de trabalhos científicos mas, também, pelo espaço á ciência básica, assim como, dos diferentes métodos e técnicas de pesquisa de identificação, análise critica e reflexão das potencialidades e competências da Geografia nos mais diversos campos de atuação.

Objetivo Geral:

O Seminário é o momento de concretizar um espaço de intercâmbio e debates no qual se refere a Geografia Física, por meio do diálogo e troca de experiências entre pesquisadores das diferentes sub-áreas da Geografia e com outras ciências afins como Geologia, Biologia, Meteorologia, entre outros. Soma-se a isso, o objetivo de incorporar o processo de produção do conhecimento à construção das necessidades de uma sociedade plural e contraditória, mas no intuito de superar as desigualdades e injustiças espaciais.

Objetivo Específico:

- Incentivar a reflexão epistemológica em Geografia Física.

- Discutir o papel da Geografia Física como instrumento de ordenamento territorial e Políticas Públicas.

- Divulgar procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa básica e pesquisa aplicada.

- Promover a criação e/ou fortalecimento de redes de pesquisa e cooperação científica em Geografia Física na Latino-Ibero-América.

- Fortalecer a Geografia Física no contexto dos Programas de Pós-graduação em Geografia do Amazonas, em especial na UFAM.

Eixos Temáticos

1) Epistemologia em Geografia Física;

2) Biogeografia e Biodiversidade;

3) Riscos, Sociedade e Fenômenos da Natureza;

4) Geomorfologia e Cotidiano;

5) Climatologia: Política e Ciência;

6) Geografia Física e Geotecnologias;

7) Geografia Física e Educação Ambiental: Desafios Contemporâneos;

8) Geoecologia das Paisagens, Bacia Hidrográficas, Planejamento Ambiental e Territorial;

Data e local do evento:

Data: 11 a 16 de Junho de 2012

Local: Universidade Federal do Amazonas -UFAM Manaus- Amazonas- Brasil.

Mais informações em:

FONTE: http://www.ibero-e-latino-americano-2012.com/